Portugal e a carência na formação profissional
Atualmente, milhares de portugueses têm sérias carências em matéria de qualificação profissional, tornando fundamental o investimento em cursos de formação profissional.Permitem uma constante reciclagem de conhecimentos e potenciam uma maior capacidade de adaptação às exigentes redes económico-sociais.
Em Portugal, a formação profissional é certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Enquadrada pela Constituição da República Portuguesa (CRP), pelo Código do Trabalho e pelo Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).
É uma preocupação transversal garantir o acesso à formação profissional.Com o objetivo de permitir, a qualquer um, a aquisição e a atualização dos conhecimentos e competências. A formação deve estar presente desde a entrada na vida ativa.
A Formação Profissional tem como objectivo principal a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e comportamentos fundamentais ao desempenho de determinada profissão ou função, caracterizando pela aquisição de competências profissionais.
Contudo, tendo em vista a garantia de acesso à formação profissional por todos os cidadãos, existem ainda apoios públicos ao funcionamento do sistema de formação.
A nossa missão
Na Competências, a nossa missão é simples e clara, espalhar diariamente conhecimento por todos os nossos formandos tornando-os mais competentes e melhores profissionais através das nossas ações de formação.Uma vez que acordamos todos os dias com a missão de alargar o desenvolvimento pessoal dos nossos formados.
É, assim ,com vista a alcançarmos este objetivo, que elaboramos e planeamos o nosso plano de formação.Tendo sempre como foco a procura novos cursos.
Cursos que promovam e estimulem o conhecimento e bagagem cultural dos nossos formandos. Pois entendemos a formação profissional como uma ferramenta imprescindível ao aumento da qualidade e produtividade.
É política da Competências desenvolver a sua atividade de formação em áreas temáticas relacionadas com a Qualidade e a Excelência Organizacional. Como suporte a esta política, e visando acompanhar a evolução da formação num contexto nacional e internacional.
Sendo assim, utilizamos os canais de informação e as ligações estabelecidas com diversas entidades. De forma a identificar áreas estratégicas, necessidades de potenciais clientes e ofertas no mercado. Assim como para aceder a novas metodologias e áreas de interesse.
Leave a Reply